MBA

Ao longo do trabalho, nosso contato intenso com cada candidato permite uma visão privilegiada sobre características e qualidades que cada um deve explorar em seus essays.  Esse contato é pessoal e individual, garantindo a compreensão não só sobre fatos relevantes da biografia, mas também dinâmica de pensamento, valores, e visão de futuro.

Os essays devem refletir a personalidade e valores do candidato, seus interesses, a fim de diferenciar o seu application dos muitos outros que são recebidos pelas universidades.

mba-saiba-mais

A IKIGAI é uma consultoria especializada em orientar o candidato desde o coaching de carreira e a definição das universidades que se adaptam a seu perfil e objetivos, até o preenchimento de todo o application form para cada escola, isto é, elaboração de essays, formulários e cartas de recomendação.

O diferencial da IKIGAI
O nosso foco é mais amplo que a produção de um bom application. Entendemos que o MBA faz parte de uma história profissional e pessoal mais ampla. Entendemos também que faz parte de nossa missão ajudar cada candidato a amadurecer seus planos acerca do MBA, sua visão sobre sua carreira, seu papel em sua comunidade e na sociedade. Através do coaching de carreira visamos provocar reflexões e auto consciência sobre as grandes direções para a carreira, principais motivadores, aproximar a visão de futuro e fazer refletir sobre como navegar essas dimensões.

Trazendo essa visão de futuro mais próxima, é possível contar uma estória em que fatos, valores e visão de futuro estão melhor alinhados. Fazer emergir o potencial de futuro também ajuda a produzir essays autênticos e cria uma espinha dorsal que dá coerência ao processo do início (essays) ao fim (entrevistas).

O nosso diferencial é pensar nos essays como um desdobramento e reflexo do trabalho inicial de coaching.

Ajudando a descobrir o seu diferencial
O candidato deve ter consciência de que escrever um essay não é simplesmente contar uma estória de impacto, os essays devem refletir sua personalidade e interesses, a fim de diferenciar o seu application dos muitos outros que são recebidos pelas universidades. Ele deve saber também que seus concorrentes podem ter um perfil bem parecido com o seu. Consequentemente, cada aspecto que pode ser um diferencial deve ser ressaltado.

O essay é uma das ferramentas que as escolas têm para conhecer o candidato e avaliar o que lhes interessa – habilidades gerenciais, diversidade, valores, e objetivos profissionais. Portanto, é preciso ter certeza que, em poucas linhas, cada resposta reflita exatamente o perfil do candidato de forma substanciosa. Para tanto, o primeiro passo na elaboração dos applications é um processo de coaching de carreira de cerca de 3 sessões.

Entrevistas
As entrevistas com os candidatos ganham maior destaque no processo de aplicação. As principais escolas têm migrado de realizar entrevistas através de seus ex-alunos para virem entrevistar os candidatos em seus países com profissionais dos seus departamentos de admissões. Nosso papel aqui também é importante para deixar cada candidato bem preparado e autoconfiante. Para tanto, depois de passar por uma etapa de preparação da estratégia de respostas, contamos com a parceria de uma consultoria para preparação em processos seletivos para a realização de entrevistas simuladas.

Como Funciona:
A metodologia da IKIGAI compreende três etapas:

Etapa 1
Coaching de carreira – biografia e futuro curto, médio e longo prazos. Através de valores e eventos importantes, visão de futuro e perfil, podemos estabelecer o posicionamento, que nos ajudará a entender não só quais histórias contar, mas como contá-las.

Escolha das escolas e cronograma – tendo em vista essa visão tanto de sua história como de seu futuro, podemos discutir melhor quais escolas melhor atendem tanto às suas necessidades como ao tipo de ambiente que potencializa seu desenvolvimento.

Avaliação do conjunto de escolas de acordo com uma visão abrangente de seu perfil: histórico pessoal, acadêmico e profissional.

Etapa 2
Produção – escolheremos a sequência de escolas em que trabalharemos e em cada uma, teremos a seguinte sequência:

Brainstorm dos essays: discussão detalhada de cada um dos essays e do conjunto.  Nosso foco será em garantir tanto que a pergunta feita no essay seja atendida, mas também consigamos passar o posicionamento que desenvolvemos na etapa 1. É isso que lhe trará a diferenciação de outros candidatos.

Etapa 3
Acompanhamento do processo após submissão do material completo. Preparação para entrevistas e auxílio na tomada de decisão se entrar em mais de uma escola.

Contamos com um time excelente de consultores  para ajudar você a realizar este projeto incrível. Claudia Gonçalves e Paula Braga, duas coaches de carreira experientes lhe ajudarão a refinar e lapidar seu projeto, criar o posicionamento e se destacar não só nos essays mas nas entrevistas. Ivana Yoshida e Farrell Hehn lhe ajudarão a fazer mágica com as palavras e materializar textos autênticos e criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.