Umas das primeiras coisas que o coaching ensina é a estabelecer metas

Uma das primeiras coisas que o coaching ensina é a estabelecer metas. Se a meta for muito fácil, talvez não exija esforço. Se, por outro lado, a meta for difícil demais, pode causar frustração, baixar a autoestima ou mesmo criar outras consequências caso haja mais pessoas envolvidas com essa meta.

metas

Seja para um objetivo pessoal ou profissional, individual ou de equipe, é sempre importante que a meta tenha algumas características básicas:

1. A meta deve ser positiva: muitas vezes estabelecemos metas do tipo “eu não quero mais XXXX”. Procure pensar “o que quero no lugar disso?”

Exemplo: em lugar de “eu não quero sair tarde do escritório” procure estabelecer uma meta positiva do tipo: “eu quero sair às 19h do escritório”.

2. A meta deve depender exclusivamente da capacidade, vontade e decisão de quem a estabelece. Não podemos estabelecer metas em que outros tenham a decisão ou das quais dependamos deles. Por exemplo, não posso estabelecer a meta de jantar fora com meu marido duas vezes por semana, pois vou depender dele para atingir o resultado.

3. A meta deve estar integrada em sua vida. Estabelecer metas que de alguma maneira entrem em conflito com meus valores, grupos e forma de vida costuma não ser sustentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.